27 de nov. de 2018

Relatório de Emendas Parlamentares

Desde o ano de 2006 a Cenarium Consultoria disponibiliza aos seus clientes o relatório das emendas federais alocadas pelos parlamentares do Estado de Goiás.
Esta é uma das ferramentas de trabalho de um profissional que atua no mercado de alocação de recursos, ele tem que saber ler e entender a LOA, para então, poder instruir com maior propriedade o seu cliente na difícil missão de fazer gestão aos recursos federais.
Eu sempre digo aos meus clientes: não adianta pedir o que a pessoa não pode te dar! Até para pedir, temos que saber o que pedir, para quem pedir e quando pedir. Desta forma, economizamos o tempo tanto do parlamentar e de sua assessoria, como o nosso também, pois faremos uma gestão assertiva de recursos.
Elaboramos esse relatório em dois momentos: quando a PLOA tem o seu parecer preliminar aprovado, e posteriormente após a sanção da LOA, normalmente divulgamos esse relatório após a sanção, uma vez que as emendas podem sofrer algum tipo de alteração naquela Casa.
O cliente que faz a opção em ter a Cenarium Consultoria como prestadora de serviços, o faz pelo simples motivo de ter a certeza da qualidade em todas as atividades realizadas pela empresa, o que não seria diferente no ato da elaboração do relatório de emendas parlamentares. As mesmas podem ser obtidas no site da Câmara, como ensino na postagem de emendas feita aqui no blog em 2011, o sistema mudou um pouco, mas o procedimento é o mesmo. O diferencial de nosso relatório é que realizamos minuciosa análise das emendas, colocando em linguagem entendível todos os códigos que o PLOA traz, desta forma o cliente entenderá onde aquele recurso foi alocado e o que poderá ser feito com o mesmo, facilitando a sua tomada de decisão no momento em que for realizar a gestão de emendas no próximo exercício.
Abaixo trago alguns relatórios de emendas parlamentares que localizei em meus arquivos hoje, bem como o relatório das emendas apresentadas para o ano de 2019. Clique no nome do documento para acessar o arquivo:



9 de ago. de 2018

Um resumo sobre a tramitação de Transferências Voluntárias


No intuito de orientar melhor os clientes Cenarium sobre a forma e o tempo como se dão a execução dos Recursos Federais de Transferências Voluntárias, elaborei esse pequeno resumo. Os prazos médios que acuso não são dados em nenhuma Lei, Decreto, Instrução Normativa ou Portaria, mas sim em 18 anos de experiência que tenho na área, destes, 16 anos atuando no formato de consultoria para entes públicos. Aferirão que são prazos extremamente extensos, em grande parte se dá devido a burocracia para a sua tramitação, que é necessária para evitar falhas processuais e possíveis danos ao erário. Outro fator determinante na agilidade dos prazos de tramitação é possuir uma equipe experiente, responsável e ética, tanto de engenharia, como o departamento ou consultoria responsável pela gestão de convênios dentro da estrutura municipal. Qualquer um desses que falharem em algum procedimento, impactarão no outro departamento, deixando assim o processo mais lento.




Resumo da Portaria 033/2023 - Consolidada pelas Portarias 28 e 29/2024

Tivemos nova alteração da legislação de convênios e contratos de repasse no ano de 2023 com a publicação da  Portaria Conjunta MGI/MF/CGU Nº...