27 de mar. de 2011

Minha iniciação nesta área....



 Comecei a me interessar por esta área mais ou menos no ano de 2000. Já tinha feito de quase tudo na minha vida nessa época: tinha trabalhado como secretária, como vendedora de computador, como contato comercial de rádio e jornal, em agência de publicidade, tinha feito alguns trabalhos como produtora cultural (uma fria pra mim), recepcionista de eventos, trabalhei na prefeitura de Goiânia, tive uma loja de materiais elétricos e por fim, fui sócia em uma empreiteira junto com um ex-namorado.
Mas nada me exitava, em nada eu me firmava pois achava tudo muito chato, o tal de ter que acordar as 7 da matina pra mim então....era o fim! Sou completamente noturna, tenho mais disposição nessa hora. Os procedimentos eram todos muito mecânicos, muito robô, e se fazia de tudo pelo tal do dinheiro! Não era necessário exercitar o cérebro....e isso me cansa, pois gosto de pensar! Acho que o dinheiro é consequência de fazermos algo que gostamos.
Eu sempre quis fazer algo pelo meu próximo, sou altruísta sim! Sempre assistia aos jornais chorando com a miséria do ser humano, tanto financeira como de alma, e até hoje choro, pois é algo que me dói a alma. Mas eu pensava comigo: o que eu posso fazer para ajudar o meu próximo? Sou de uma família simples, sem posses....enfim, sou só um monte de nada!
Foi quando saí da sociedade da empreiteira que as peças do quebra-cabeças de minha vida começaram a se juntar para mim.
Fui convidada para fazer parte de uma “sociedade” por um ex-deputado federal e um ex-prefeito, onde eu elaboraria os projetos da área turística, na época eu estava acabando de cursar a faculdade de turismo. Sem pensar duas vezes, topei a parceria, onde entrei com o meu nome em quase tudo, até mesmo no aluguel de um prédio comercial onde o escritório funcionaria.
Fui inserida na área de alocação de recursos federais por este meio, tudo o que aprendi foi sozinha, tive que ler bastante para aprender como as coisas funcionavam, não tive uma única boa alma para me dizer o que eram as coisas! Consequentemente, errei muito, aprendi o errado como certo, como quase todos que se aventuram na área aprendem, mas com o passar do tempo adquiri maior entendimento técnico, e tornei-me mais esclarecida.
A tal da sociedade não durou 6 meses, pois quando me tornei esclarecida vi que estava inserida em um ambiente não muito saudável! Tive até que pedir ao dono da imobiliária da qual alugava o prédio para despejar a turma de lá, pois eu não conseguia retirar os malandros do local. Foi uma confusão na minha vida, mas agradeço por ter tido essa experiência, pois foi dela que resultou a profissional apaixonada que sou hoje.
Quando acabou a malfadada sociedade, fiquei sem chão! O que fazer da vida? Não tinha um puto furado no bolso! Foi quando em uma noite de sono, sonhei que deveria abrir um escritório de consultoria municipal, onde eu cobraria um valor fixo da prefeitura para realizar todos os procedimentos técnicos necessários para que o recurso federal chegasse ao município da forma mais lícita possível.
Durante os 6 meses da tal sociedade consegui fazer contatos com prefeitos, e assim, após o tal sonho, liguei para os poucos prefeitos que conhecia e ofertei a minha prestação de serviços. Tive a resistência da maioria, pois era algo novo, onde quase todos estavam acostumados era com o tal do lobby mesmo, ninguém queria pagar para ter uma pessoa específica para isso, só queriam pagar percentuais em cima do valor do projeto após a alocação dos recursos, o que é ilegal quando feito com o dinheiro do projeto! E como eu sobreviveria desta forma? Teria que pagar aluguel, telefone, minhas despesas pessoais....
Foi então que 4 boas almas toparam a minha prestação de serviços, pasmem, mas eu tive que cobrar apenas R$ 500,00 por mês para conseguir entrar neste mercado! Pois os assessores jurídicos e contábeis não acreditavam no meu trabalho, pois a maioria das pessoas que realizavam isso eram lobistas inescrupuloso, e achavam que eu era do mesmo jeito, não culpo eles, realmente é difícil separar o joio do trigo! Como eles não acreditavam no trabalho, aconselhavam ao prefeito a não me contratar, desta forma, para ter um contrato direto, livre de licitação, tive que jogar o preço do meu trabalho lá em baixo! E assim iniciei a Cenarium Consultoria com 4 contratos perfazendo R$ 2.000,00 mensais...kkkkkkk
Hoje acho engraçado tudo isso, mas foi muito difícil chegar até aqui, e ainda é complicado pois continuo tendo muita resistência, mas consegui abrir um mercado novo de trabalho, consegui mostrar aos meus clientes que se fizermos nosso dever de casa certinho o recurso federal chega até o município, consegui influenciar outras pessoas de bem que vieram no meu rastro, que montaram suas consultorias e desempenham um trabalho honesto. E anseio por inspirar mais pessoas a desenvolverem esta atividade de forma lícita e bem feita, pois é um mercado gigante de trabalho e desprovido de bons profissionais.
Atualmente possuo 15 clientes, já atendi 25 prefeituras em um único ano, mas não executei um bom trabalho, aprendi que possuo uma capacidade de atendimento, da qual não devo exceder caso queira realmente prestar um bom serviço. Meu desafio atual é o de treinar uma equipe boa de trabalho, pois só conseguirei atender mais clientes caso possua uma ótima equipe, o que é difícil pois a maioria das pessoas da atualidade tem preguiça de pensar, tem preguiça de ler, as pessoas ficaram muito robotizadas, e só conseguem realizar tarefas prontas, que não exijam absolutamente nada de sua intelectualidade. Mas estou encontrando em meu caminho alguns “anjinhos”, os quais estou treinando e, se tiverem paciência, em aproximadamente 3 anos serão bons profissionais.
Estou narrando todo esse contexto para que saibam que não surgi do nada nesta área, que tenho uma história de vida com isso, que sou apaixonada pelo que faço, e que sou a profissional de hoje pois tive a oportunidade de trabalhar em áreas diversificadas, o que contribuiu para o meu entendimento sobre os diversos tipos de recursos federais e suas aplicações práticas.
O meu lado altruísta foi alcançado a partir do momento em que consegui realizar uma atividade que beneficia centenas de pessoas, e consegui fazer isso de uma forma ética, limpa, transparente! É muito positivo para mim saber que as minhas ações estão propiciando uma vida melhor para o meu próximo! E o mais engraçado é que esse próximo nunca vai saber quem eu sou, pois sou uma criatura desprovida de ego, nunca fui, e nem pretendo ir, a uma inauguração de alguma obra ou a algum evento que eu tenha liberado, e olha que já foram muitos!

14 comentários:

  1. Seu texto me comoveu. Somente uma palavra: PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. parabéns... continue nesse caminho do qual comungo contigo...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo e cliente Genivaldo...estamos aí né!

    ResponderExcluir
  4. Olá Milene, primeiramente parabéns por ser sincera, segundo, por reforçar em mim a noção de que ainda existem pessoas do bem, ótimos profissionais, que se preocupam com o próximo e que ainda compartilha um pouco do seu conhecimento.

    Me senti inspirado com tua história. Tenho 27 anos, e iniciarei curso de administração pública pela Univ.Federal do Ceará em agosto (consegui ao curso dos meus sonhos) .Moro em Juazeiro do Norte, Ceará. Atualmente trabalho para as duas maiores prefeituras da região, como consultor em projetos e captação de recursos, onde também gerencio o SICONV, identifico, elaboro, acompanho a execução, faço a prestação de contas, enfim, é aquela história de "cobrar o escanteio e ir correndo para a pequena área para fazer o gol". Enfim, isso tudo como pessoa física. Penso muito em abrir meu negócio, pois tenho muita confiança no meu trabalho, pois sei do que ele é capaz de gerar para as pessoas, ainda não dá, pois estou levantando uma grana. É isso, qualquer coisa estou a disposição e estou também acompanhando o seu blog. O meu é www.samxyz.blogspot.com Abs.

    ResponderExcluir
  5. Samuel...me sinto honrada em te inspirar...posso, caso queira, te ajudar com a abertura da LTDA, que acho ser a forma mais correta de trabalhar, e você pagará menos impostos também...rsrs. Não tenho nenhum problema em te enviar meu contrato social e demais documentos para que tenha como modelo de abertura de LTDA.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Milene,

    Adorei a tua história.
    Sou formada em Gestão Pública, sou funcionária pública e trabalho na setor de projetos na prefeitura do meu município.
    Gostaria de iniciar um novo projeto na minha vida, o de montar uma Consultoria, mas não sei nem por onde começar.
    Conheço vários pequenos municípios que não possuem estrutura física e nem profissional para captação de recursos e isso me inspira a tentar ajudá-los.
    Gostaria que me enviasse por e-mail dicas de como devo começar, valores a serem cobrados, serviços a serem oferecidos, essas coisas....
    Conto com a tua valiosa ajuda.

    Abraços e obrigada.

    Luciula Pinto
    Cachoeira do Sul-RS
    luciula.silva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciula, que bom que gostou e, melhor ainda, que deseja se iniciar na área, só que da forma correta! Bem, estamos acabando de registrar a ASCEM, que é uma associação representativa das pessoas físicas e jurídica que desenvolvem esta atividade, creio que até o final de junho já estaremos trabalhando. Esta associação dará, a seus associados, todo o suporte inicial a quem quiser trabalhar na área, bem como fornecerá modelos de documentos, contratos sociais, metodologias de trabalho, dentre outras informações vitais. Caso você não esteja com muita pressa, seria interessante tê-la em nosso quadro de associados!
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
    2. Com certeza Milene,
      Pode me considerar uma integrante da ASCEM.
      Muito Obrigada.
      Abraços
      Luciula.

      Excluir
  7. Bom dia Milene,

    A ASCEM já está em funcionamento?

    Abraços,
    Luciula

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana e inspirador seu relato. Tem muita gente que tem uma preguiça danada de pensar e fica esperando que as coisas caiam do céu, e pasme: elas nao caem hehehe..Tenho acompanhado seu blog constantemente, sempre com textos e matérias muito enriquecedoras..

    ResponderExcluir
  9. Olá me chamo André Luis e moro em uma pequena cidade do interior do Ceará chamada de Aquiraz e por coincidência (acho que não é o destino mesmo) sua história serve como uma vara de condão de inspiração para todos que querem seguir este caminho. Minha história esta muito parecida com a sua estou montando com parcos recursos mais muita esperança um negócio de elaboração de projetos e captação de recursos para a administração pública e o terceiro setor. Espero poder dividir com v. minhas experiências nesta trajetória como também poder absorver um pouco de sua expertize nesse campo! Abçc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, perdão por não responde antes, só hoje estou vendo sua publicação! Esperto que tenha dado tudo certo aí em suas terras, sucesso!

      Excluir

Transferências Especiais

Essa modalidade de emenda parlamentar foi instituída via Emenda Constitucional 166-A, teve a sua primeira execução no ano de 2020. Trata-s...