21 de abr. de 2011

As Emendas Parlamentares

As emendas parlamentares constituem–se como um recurso para a alteração da proposta de orçamento elaborada pelo poder executivo. Dessa forma, o legislativo pode participar da elaboração do orçamento anual, aperfeiçoando a proposta encaminhada pelo executivo.
As emendas só podem ser alocadas dentro dos programas e ações previstos no PPA e na LOA. Caso o Parlamentar aloque uma emenda para uma ação que não exista, colocando-a como ação atípica, em um desses documentos ela será vetada do Orçamento.
As emendas parlamentares obedecem a dois níveis de intervenção: as emendas individuais, que podem atingir um máximo de 25 emendas por parlamentar, podendo ser “carimbadas” ou “genéricas”, possuindo um valor máximo de alocação, que na LOA de 2011 foi de R$ 14.000.000,00 por parlamentar, e as emendas coletivas. Estas se subdividem em emendas de Bancadas Estaduais (de 18 até no máximo de 23 emendas), variando de acordo com o número de parlamentares por bancada; emendas de Bancadas Regionais (até 2 emendas por bancada); e emendas de comissões permanentes do Senado e da Câmara dos Deputados (até 5 emendas por comissão). Essas emendas não possuem um valor máximo para alocação. O seu corte é feito pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

Uma bancada é composta por Deputados e Senadores, independente de partido, de determinado Estado ou Região, que se reúne para discutir projetos de interesse do seu Estado. Toda bancada possui o seu coordenador, que é um Parlamentar da localidade que é responsável pelo envio dos ofícios aos Órgãos do Governo solicitando a liberação dos recursos das emendas de bancada para a consecução dos objetos propostos.
                                Bancada Goiana

A partir do momento em que o Parlamentar aloca uma emenda em determinado Ministério ela passa a fazer parte do orçamento do órgão.
Exemplo: determinado deputado alocou uma emenda cujo objeto é a implantação de infraestrutura esportiva em municípios. Esta emenda terá que ser alocada dentro de um programa existente do Ministério do Esporte. Este programa possui uma dotação orçamentária própria do Ministério, que são os recursos intitulados de “extra orçamentários” ou programação. Trata-se do recurso financeiro que o Ministério possui no exercício fiscal para investir em localidades de seu interesse. A Emenda Parlamentar entra no orçamento do Órgão suplementando os valores do programa em questão, porém, só pode ser destinada para a localidade que o Parlamentar designar. Essa destinação é feita via ofício emitido pelo Parlamentar ao Ministro, informando quais serão os Municípios contemplados com aquela emenda e os valores que receberão.



Onde Ter Acesso ao Orçamento Geral da União?

Para ter acesso ao OGU na íntegra basta acessar o site da Câmara dos Deputados: www.camara.gov.br e seguir a seguinte rota:
Página Inicial èOrçamento Brasil èLOA-Lei Orçamentária AnualèLOA 2011èRedação Final (Autógrafo) èVolume IV - Detalhamento das Ações - Órgão do Poder Executivo - Presidência da República e Ministérios (Exceto MEC)

Como consultar as Emendas Parlamentares?

Para consultar as Emendas Parlamentares alocadas acesse o site da Câmara dos Deputados: www.camara.gov.br e siga a rota:
Página Inicial èOrçamento Brasil èLOA-Lei Orçamentária AnualèLOA 2011èEmendas ao Projeto de Lei è Pesquisa às Emendas Aprovadas (Redação Final - Autógrafo)





Neste instante aparecerá uma lista, contendo o resumo de todas as emendas apresentadas pelo Parlamentar em questão, bem como a GND, a MOD/MA e o seu valor.


Caso queira detalhar ainda mais a emenda, basta clicar em cima do número dela que será aberta a tela a seguir, que é o ESPELHO DA EMENDA:


Também é possível ter acesso ao Orçamento Geral da União no site da Imprensa Nacional, que é a responsável pelo Diário Oficial da União, no site: www.in.gov.br, rota:
Página Inicial èEdições Especiais èOrçamento 200X

11 comentários:

  1. E as emendas oriundas do senado? Não consegui localizar, agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Então, não existem emendas da Câmara ou do Senado, as emendas são do Congresso Nacional, ou seja, ambos!...desta forma, caso queira consultar emendas de qualquer parlamentar, seja ele Deputado ou Senador, o sistema é o mesmo. No site do Senado existe o sistema SIGA Brasil, onde é possível ver detalhadamente a execução orçamentária, mas acho mais fácil a consulta no site da Câmara.

      Excluir
  2. E ia esquecendo, onde ver os ofícios de indicação de beneficiários enviado ao ministério pelo parlamentar, parabéns pelo tópico, me ajudou grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh....aí você está querendo o SEGREDO!...rsrsrsrs...na verdade, só o Parlamentar, sua assessoria e a assessoria dos Ministérios é que tem acesso a esses ofícios!...não temos como acompanhá-los!...rsrsrs...vc está querendo o segredo das barganhas de nossos parlamentares!...kkkkkkkk....rsrsrsr

      Excluir
  3. Milene, como faco para saber o limite de emendas individuais e o valor limite para cada ano (2011 a 2016)? Pois isso varia por ano, correto?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, sim o valor varia todo ano, e essa informação é trazida sempre na LDO do exercício.

      Excluir
  4. Olá, gostei muito da explicação. Tenho uma dúvida. Emenda parlamentar pode pedir recurso financeiro para o ministério? Por exemplo, um deputado cria uma emenda em tocantis na área da cultura, uma feira cultural, ela é aprovada e eles pedem dinheiro para o ministério da cultura para realizar esta atividade. Isso é procedente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlete, é isso aí mesmo, a emenda já é o dinheiro praticamente. Esse post é de 2011, de lá para cá tivemos alterações na legislação, agora as emendas são IMPOSITIVAS ao orçamento geral da União-OGU, ou seja, elas obrigatoriamente tem que ser liberadas e pagas pelo Ministério em que foram alocadas.

      Excluir
  5. Podem ser feitas emendas para Despesas de Custeio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente, porém além de não ser comum, grande parte dos parlamentares não gostam de alocar emendas para custeio, uma vez que não terão grande visibilidade. O que mais gostam é de inaugurar obras, já escutei de um assessor parlamentar a seguinte frase: "...e meu Deputado vai lá no município inaugurar o que? Uma pilha de copos descartáveis?"...rsrsrsrs

      Excluir

Transferências Especiais

Essa modalidade de emenda parlamentar foi instituída via Emenda Constitucional 166-A, teve a sua primeira execução no ano de 2020. Trata-s...